top of page
  • Foto do escritorCamila Polese

5 conteúdos na internet que proporcionam boas reflexões


Encontramos na internet, além de inúmeras informações e banalidades, pessoas interessantíssimas que fazem a gente sentir que está em uma boa conversa com um amigo, daquelas que saímos inspirados e reflexivos. Separei nessa lista cinco conteúdos na internet que dão essa sensação e que proporcionam boas reflexões sobre nós mesmos e nossa vida:


1. Ballascast


Esse é um podcast criado pelo Marcio Ballas, um palhaço, improvisador, apresentador e palestrante. Pra quem acha que alguém assim é muito diferente de si e não tem nada a acrescentar, deveria pensar duas vezes. A riqueza de um palhaço está em saber olhar pra si e para o mundo de um jeito diferente: com coragem e criatividade, sabendo escutar, estar no momento presente e aberto ao novo. Pode parecer papo pra quem é artista, mas ele é convidado por empresários para dar palestras em grandes corporações. Seu olhar para a vida é contagiante para qualquer tipo de pessoa.


Sugestão de episódios


O princípio da carona (EP 115)

Escuta Super Ativa (EP 153)

Mediação e improvisação (EP 156)

A menor máscara do mundo (EP 105)


2. Flor e Manu


O canal no Youtube conta com a atriz Maria Flor e seu marido, ator e filósofo, Emanuel Aragão. O casal se propõe a falar do seu próprio relacionamento, no quadro “Diário de casal”, responder dúvidas enviadas pelo público, no quadro “Perguntas, Angústias e Questões”, além do quadro “Dose Diária”, que conta com reflexões diárias do filósofo. Apesar ausência de roteiro, do tom honesto e pessoal, os temas são universais e muito bem elaborados, abordando frequentemente temas da psicanálise, que proporcionam bons insights sobre relacionamentos amorosos, nosso comportamento e sociedade.


Sugestão de vídeos



3. Eduardo Amuri


Ele é consultor financeiro, escritor e podcaster. Atualmente escreve uma coluna na Valor Investe. Já lançou os livros “Dinheiro sem medo”, “Finança para autônomos” e um E-book gratuito nomeado “Pequeno manual de finanças para psicólogos”, além de cursos periódicos sobre estes temas. Não importa a plataforma, seja nos textos, em sua conta no instagram ou no seu podcast, o tom é o mesmo: sensível, acolhedor e honesto. Com boa noção de psicologia e comportamento humano, ele fala como quem nos conhece bem, e aborda as principais dúvidas e dificuldades da nossa relação com este grande tabu: o dinheiro. Atualmente seu livro "Finança para autônomos está gratuito para Kindles, na Amazon.


Sugestão de textos



Sugestão de episódio (Spotify)


Como podemos aumentar as chances de sucesso das nossas resoluções de ano novo (EP 13 do Podcast “Uma Horinha Sobre Grana, disponível no Spotify)


4. Casa do Saber


A Casa do Saber é um centro de debates de São Paulo que teve início em 2004 e conta com profissionais de diversas áreas de estudo, que oferecem acesso a cultura de forma clara e envolvente através de cursos, palestras e oficinas. Hoje, digitalmente, oferecem um canal com diversos vídeos sobre psicologia, filosofia, neurociência, arte, literatura, além de um aplicativo com cursos online [Casa do Saber on Demand]. O app está disponível gratuitamente até dia 18/03/2020.


Sugestão de vídeos



5. Mamilos


As publicitárias Ju Wallauer e Cris Bartis comandam um dos podcasts mais famosos do Brasil. Elas oferecem um espaço de discussão que tem como missão “Construir pontes mais do que provar pontos”. Trazendo convidados diversos, e frequentemente com pontos de vistas opostos, elas debatem temas polêmico, com a delicada fase do puerpério das mulheres, até temas mais complexos, como a política brasileira.


Sugestão de episódios


Você não é o seu trabalho (EP 154)

Depois do parto: histórias e reflexões (EP 190)

O avesso da jornada do herói (EP 191)

Masculinidade e sentimentos (EP 145)







Comentários


bottom of page